ABL e as novas tecnologias

9:50 AM

Nessa segunda (15/03), a Acadmeia Brasileira de Letras (ABL) lançou pelo Twitter um concurso de microcontos. Para participar, o interessado deve ser seguidor do @abletras e enviar para o email academia@academia.org.br um microconto contendo no máximo 140 caracteres, com tema livre, contendo nome, endereço e telefone para contato, até o dia 30 de abril.

A Academia contemplará três microcontos, levando em consideração o uso correto das normas gramaticais, como coerência, coesão e ortografia em sua avaliação. Os escolhidos serão expostos no Portal da ABL, assim como no Abletras.

Além disso, o primeiro lugar receberá um Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP); o segundo lugar ganhará um minidicionário escolar da Academia Brasileira de Letras; e o terceiro lugar receberá um minidicionário da Língua Portuguesa do Professor e Acadêmico Evanildo Bechara, todos com as devidas atualizações do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Saiba mais, lendo o regulamento aqui.

ABL e novas tecnologias - Primeiro, a notícia de que os membros receberão Kindles para experimentação. Uma iniciativa ousada, se imagirnarmos que a instituição data de 1897, composta por apenas 40 membros efetivos e perpértuos, que amam livros... de papel.

Mas a verdade é que a ABL já vem dandos passos interessantes na tentativa de se inserir na Internet e nessa cultura nova que ela supõe. Há pouco tempo foi lançada a versão online do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).

Em dezembro último, a ABL passou a twittar. O presidente inaugurou o perfil no microblogging dizendo: “Se eu tuíto, tu tuítas e eles tuítam, a academia também tuíta”.

You Might Also Like

1 comentários