Casablanca

5:10 PM


"Não sou bom em agir com nobreza, mas não é preciso muito para ver que os problemas de três meras pessoas não contam muito neste mundo louco".
Rick, personagem de Humphrey Bogart, em Casablanca

Clássico do cinema americano, Casablanca, de 1942, foi um divisor de águas. Maduro e realista o filme foi ousado ao tratar da Segunda Guerra antes mesmo que ela acabasse, contando da saga daqueles que tentavam fugir da Europa, ocupada pelos nazistas, para os Estados Unidos, já que a cidade era a penúltima cidade da rota de fuga dos que fugiam do Terceiro Reich. Entre os que pretendiam ir para o Novo Mundo estavam Ilsa Lund e Victor Lazlo, importante líder da resistência tcheca. O que Ilsa não imaginava quando chega à Casablanca é que ali vivia Rick Blaine, um homem com o qual teve um romance em Paris, quando seu marido Lazlo havia sido dado como morto.

Casablanca foi um marco na carreira dos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, que interpretam Rick e Ilsa. Muitos dizem que a interpretação apesar de carismática era bastante carregada pela teatralidade, o que era de se esperar já que ainda se procurava encontrar a linguagem desse novo meio que era o cinema. A música tema do relacionamento dos dois, "As Times Goes By", virou um ícone do cinema. Confira a cena na qual Ilsa pede a Sam que a toque no bar de Rick:

You Might Also Like

0 comentários