[Review] Fringe 2.16: Peter

10:43 AM


Antes de falar do episódio, tenho que comentar a abertura. Não consigo entender a mudança no meio da temporada. A sensação que me deu é a de que eles tentaram suavizar um pouco e deixar o design mais moderno. O problema é que a série não é suave e, portanto, as fontes bastonadas para os nomes que aparecem só serviram pra causar um grande estranhamento entre os telespectadores, que agora aguardam que a abertura retorne ao original. No entanto, eu particularmente, não guardo essa esperança de que foi apenas um teste de um episódio só. A música também foi mixada... para pior.

Ao menos, passado o choque da abertura, tivemos um epidódio que muitos ansiavam. Que Peter não era desse Universo todos já sabiam ou - ao menos - suspeitavam. Mas agora, tudo pôde ser explicado, inclusive o acidente que levou a Nina Sharp perder seu braço.

"Peter" conta a história de como o personagem de Peter Bishop foi trazido de outro universo para o nosso próprio. No episódio anterior, Olivia havia percebido a verdade sobre Peter, e então Walter a procura para tentar explicar para ela - e talvez para si mesmo - suas ações. E fazê-la entender como aconteceu a sua escolha.

Inspirado, o ator John Noble, o Walter, esteve impecável durante todos os 40 minutos, e isso foi fundamental para o sucesso do capítulo. Afinal, como já disse, as revelações eram previsíveis, mas as emoções sucitadas por Walter ao contar toda a história à Olivia... ah, essas não eram! A história foi profundamente pessoal, complexa e atraente. O episódio, perfeitamente compassado.

Apesar de revelador, muito ainda há por trás de Fringe, não apenas em termos da ficção, mas do drama envolvendo os personagens. O quê significou Nina dizer a Walter que "Você sabe o quanto Peter significava para mim e como será difícil para mim admitir que ele se foi"?

PS: Gente e, falando sério, os "Observadores" saindo do cinema, assistindo "De volta para o Futuro"... Incrível como os roteiristas não perdem a oportunidade de fazer piada com a sua própria história.

PS2: Walternativo? Só o "verdadeiro" Walter para criar esse apelido!

PS3: Uma leitora do 'As séries da minha vida' fez um comentário bastante pertinente sobre a abertura: que a mudança foi justamente para dar um ar mais retrô já que a história se passava na década dos anos de 1980. Se for assim, mais uma vez tiro o chapéu pros podutores de Fringe.

You Might Also Like

0 comentários