Resenha X

7:06 PM


Para comemorar o aniversário do blog, que tal uma resenha? A décima, por sinal. Mais um número fechadinho. É, pelo visto, até a matemática está em festa. Ok, ok... essa foi horrível, mas não estou tão inspirada hoje. Sendo assim, vamos falar de quem teve inspiração de sobra: John O'hara e sua obra-prima "Encontro em Samarra".

Escritor norte-americano, O'hara nasceu em uma cidade pequena, Pittsvile. Como diz um dito popular, você pode sair da cidade, mas a cidade não sai de você. Não sei se O'hara sabia disso quando saiu de lá para se tornar jornalista, mas certamente deve ter tido várias confirmações dessa máxima popular.

A prova incontestável talvez seja "Encontro em Samarra", seu primeiro livro e o com maior êxito. Nele, encontramos várias referências à vida do autor. Suas experiências nos falam tão forte que podemos presenciar cada cena descrita, cada sentimento velado, cada palavra dita e, principalmente, as não-ditas.

Às vésperas do natal, Julian English, jovem da alta sociedade local toma um ato imprudente. A quebra da etiqueta o leva a decadência e a autodestruição. No entanto, apesar dos muitos personagens, o que fala mais alto na obra é a fictícia cidade de Gibsville e seu circuito social. Aquele de hábitos conhecidos, de gestos e palavras marcadas, piadas conhecidas e posturas previsíveis. Aquele que não perdoa o diferente e muito menos a verdade, afinal todos que estão inseridos nele, não vivem, mas representam seus papéis sociais.

No prefácio, o também escrito norte-americano, John Updike, define a obra: "um romance intensamente americano". O que dizer além disso? A aguçada percepção social de O'hara escancara a sociedade americana tal como ela é. Sem dúvida, ele sabia do que estava falando e fala maravilhosamente bem.
*** Resenha publicada também no Leia Livro.

You Might Also Like

2 comentários