Contrastes do Pan
7:18 PMA derrota da seleção brasileira de basquete feminino hoje para as americanas deixou um ranço na boca. Não que a medalha de prata não seja válida. Sim, é. Afinal, sabemos que chegar à final de qualquer competição é um mérito inquestionável.
Mas não foi o segundo lugar que entristeceu. Foi, na verdade, a consciência de quem eram as adversárias: a seleção norte-americana, um grupo formado por jovens do basquete universitário. O envio dessas garotas mostra o que são de fato os Jogos Panamericanos para os EUA. Evidencia, ainda, a qualidade do esporte na terra do Tio Sam. Lá, ele é levado a sério, com aqueeeeelas políticas de incentivo de que já falei aqui e que não existem no Brasil.
Ver uma seleção brasileira com as nossas titulares não superando esse grupo de universitárias é triste não pela derrota em si, mas pelo contraste na forma de encarar o esporte lá e aqui. E é por isso que eu parabenizo as e os atletas brasileiros que tem bem mais barreiras a serem vencer do que as marcas do Pan.
0 comentários