O Herói Discreto, de Mario Vargas Llosa

2:32 PM


"Não lamentava, não se desesperava. A vida era assim, e ele, desde que não passava de um menino em Chulucanas e Yapatera, tinha aprendido a aceitá-la como era"  - Felícito Yanaqué / Capítulo XIX

 
 
 
Não conheço muito da escrita de Mario Vargas Llosa. Antes de "O Herói Discreto", havia lido apenas "A Menina Travessa", um romance que não se destaca, da mesma maneira que neste último lido. Uma pena, pois tenho uma queda por autores latinos, mas Llosa ainda não me arrebatou.

Em "O Herói Discreto", acompanhamos duas histórias: uma protagonizada pelo proprietário de uma empresa de transporte, Felícito Yanaqué, que passa por uma tentativa de extorsão; e a outra por Ismael Carrera, dono de uma importante seguradora, que resolve casar-se novamente, dessa vez com uma empregada 40 anos mais jovem.
 
As duas narrativas não apenas são completamente distintas, como se passam em cidades diferentes no Peru, a primeira em Piura e a segunda em Lima, ambas no Perú.

Percebe-se a tentativa do autor em tratar de temas universais e atuais como a ganância, traição, conflitos familiares, amor, ódio... mas é feito de maneira tão simplista que não chega a empolgar. Inclusive quando nos apresenta o personagem Edilberto Torres, um homem que até o fim do livro não sabemos se é real ou fruto da imaginação do jovem Fonchito, filho de Don Rigoberto, melhor amigo de Ismael.
 
Apesar das duas histórias não se sobressaírem em si (na verdade, esperava que o mistério envolvendo as cartas da arainha tivesse um desenvolvimento e desfecho mais trabalhados), a maneira como as histórias são contadas paralelamente e, em um certo momento se encontrarem, permitem ao leitor, momentos de diversão com a leitura.
 
 ________________________________
 

FICHA TÉCNICA
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 1408 KB
Número de páginas: 327 páginas
Editora: Alfaguara; Edição: 1ª (20 de setembro de 2013)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B00EXT03LK
 
RESUMO
Felícito Yanaqué é o dono de uma empresa de transportes em Piura, no norte peruano. Um dia, antes de ir ao trabalho, se surpreende ao encontrar uma carta anônima, presa à porta de sua casa. Sua família e sua empresa serão protegidas, diz o texto, mediante um pagamento mensal. Como assinatura, uma sinistra aranha, atrás da qual se escondem os chantagistas. Mas ele é um homem que aprendeu com o pai a não se curvar a nada, e fará o possível para combater esse perigo invisível. A partir de então, mergulha numa rede de ameaças que irá colocar em risco não só seu trabalho, mas as pessoas que ama.
Em paralelo, em Lima, Ismael Carrera, viúvo septuagenário dono de uma companhia de seguros, decide mudar completamente o rumo de sua vida. Sabendo que os filhos gananciosos querem apenas seu dinheiro, ele se casa secretamente com uma mulher bem mais jovem, que trabalhou como empregada na casa da família. Seus filhos, inconformados, farão de tudo para destruir a vida do pai.
Felícito e Ismael terão de lutar, mas não estão sozinhos. Em O herói discreto, de maneira brilhante, Mario Vargas Llosa traz à cena alguns de seus mais cativantes personagens — o sargento Lituma, além de don Rigoberto, Lucrecia e o jovem Fonchito — para tomarem parte nessa luta.
 

You Might Also Like

0 comentários