Resenha XXIV

4:59 AM


Um dos grandes romances da literatura inglesa, "Razao e Sensibilidade", de Jane Austen, explora a sutileza e ironia da sociedade no século XVIII, através das irmas Elionor e Marianne. Bonitas e inteligentes, mas antagônicas em personalidade, representam duas respostas femininas (razao e sensibilidade) à hipocrisia de um tempo quando o que mais importava eram os bens materiais e as posiçoes sociais. No entanto, apesar de reagirem de forma distinta, quando estao diante do amor, as irmas respondem aos sentimentos de forma semelhante.

Algumas citaçoes do livro:
"Nao é o momento ou a oportunidade que geram amizade e confianza, e sim, a inclinaçao de um ser a outro. Sete anos sao, talvez, insuficientes para que duas pessoas possam se conhecer, nao obstante, para outras bastam sete dias". (pág. 54)

"O triunfo de me ver vencida será acessível a todos, Elionor. Os que sofrem nao podem ser tao orgulhosos e independentes como lhes pareçam (somente podem resistir ao insulto ou devolver a mortificaçao)." (pág. 154)

"Depois de tudo, Marianne, o que me parece atraente na idéia de um só amor constante, tudo aquilo que se pode dizer e imaginar de uma felicidade casada com uma só pessoa, é um sonho que nao se encaixa na realidade." (pág. 213)
Aos interessados em ter o e-book de "Razao e Sensibilidade", é só clicar aqui. É necessário ter o programa E-mule instalado em seu computador.

******************

DADOS TÉCNICOS
Título: Sentido y Sensibilidad (lido em Castelhano)
Autora: Jane Austen
Editora: Plaza Janés
Ano da Publicaçao: 1998
ISBN: 84-01-01108-6
312 páginas

You Might Also Like

1 comentários