Tropa de elite, osso duro de roer

6:17 PM


Segundo pesquisa do Data Folha, mais de um milhão e meio de pessoas apenas em São Paulo já assistiram à "Tropa de Elite", filme brasileiro com estréia nacional na próxima sexta, dia 12. Eu, aqui no Ceará, também já assisti.

Mas o que tem esse longa pra monopolizar a atenção do Brasil? Baseado no livro "Elite da Tropa", o filme possui ingredientes explosivos: tráfico, polícia e milícia atuando nas favelas do Rio de Janeiro. Sem meias palavras e sem poupar imagens que evidenciam a "guerra" vivida nos morros da cidade maravilhosa, o diretor José Padilha construiu um filme para agradar o público nacional e internacional: Boa direção, atuações exemplares e aterrador.

No entanto, mais do que qualquer elemento cinematográfico, "Tropa de Elite" surpreende pelo interesse do público, de forma tão espontânea, que ganhou as ruas e a Internet pela via da ilegalidade. Se de fato é mídia espontânea ou um furo pirata, quem irá saber. A piada é que o vazamento da cópia está sendo investigado pela própria Polícia.

Pena que o cinema brasileiro tenha enveredado pelo tortuoso caminho de privilegiar temas relacionados à violência, que ratificam a imagem negativa do País no exterior. Talvez não seja pertinente fazer comparações, mas lembro que no fenômeno "Cidade de Deus" a guerra na favela foi misturada com uma história que deu certo, a do jovem Buscapé que tinha medo de entrar para o crime e que acabou se tornando fotógrafo profissional. O mesmo não vemos em "Tropa de Elite". Ao terminamos de assistir, fica apenas o vazio. Esse deve ter sido o grande pecado do filme. Não se trata de eufemizar a realidade, pois a bem da verdade é que nem todo PM é corrupto, nem todo morador da favela é traficante, nem todo universitário é maconheiro e nem todo policial do BOPE é herói.

***************

SINOPSE
Um capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) quer deixar o posto e busca um substituto, ao mesmo tempo em que 2 amigos se destacam por sua honestidade como policiais.

FICHA TÉCNICA
Gênero: Ação
Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Estúdio: Zazen Produções
Distribuição: Universal Pictures do Brasil
Direção: José Padilha
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha

ELENCO
Wagner Moura (Capitão Nascimento)
Caio Junqueira (Neto)
André Ramiro (André Matias)
Milhem Cortaz (Capitão Fábio)
Fernanda de Freitas (Roberta)
Fernanda Machado (Maria)
Maria Ribeiro (Rosane)

You Might Also Like

0 comentários