Tropa de elite, osso duro de roer
6:17 PMSegundo pesquisa do Data Folha, mais de um milhão e meio de pessoas apenas em São Paulo já assistiram à "Tropa de Elite", filme brasileiro com estréia nacional na próxima sexta, dia 12. Eu, aqui no Ceará, também já assisti.
Mas o que tem esse longa pra monopolizar a atenção do Brasil? Baseado no livro "Elite da Tropa", o filme possui ingredientes explosivos: tráfico, polícia e milícia atuando nas favelas do Rio de Janeiro. Sem meias palavras e sem poupar imagens que evidenciam a "guerra" vivida nos morros da cidade maravilhosa, o diretor José Padilha construiu um filme para agradar o público nacional e internacional: Boa direção, atuações exemplares e aterrador.
No entanto, mais do que qualquer elemento cinematográfico, "Tropa de Elite" surpreende pelo interesse do público, de forma tão espontânea, que ganhou as ruas e a Internet pela via da ilegalidade. Se de fato é mídia espontânea ou um furo pirata, quem irá saber. A piada é que o vazamento da cópia está sendo investigado pela própria Polícia.
Pena que o cinema brasileiro tenha enveredado pelo tortuoso caminho de privilegiar temas relacionados à violência, que ratificam a imagem negativa do País no exterior. Talvez não seja pertinente fazer comparações, mas lembro que no fenômeno "Cidade de Deus" a guerra na favela foi misturada com uma história que deu certo, a do jovem Buscapé que tinha medo de entrar para o crime e que acabou se tornando fotógrafo profissional. O mesmo não vemos em "Tropa de Elite". Ao terminamos de assistir, fica apenas o vazio. Esse deve ter sido o grande pecado do filme. Não se trata de eufemizar a realidade, pois a bem da verdade é que nem todo PM é corrupto, nem todo morador da favela é traficante, nem todo universitário é maconheiro e nem todo policial do BOPE é herói.
***************
SINOPSE
Um capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) quer deixar o posto e busca um substituto, ao mesmo tempo em que 2 amigos se destacam por sua honestidade como policiais.
FICHA TÉCNICA
Gênero: Ação
Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Estúdio: Zazen Produções
Distribuição: Universal Pictures do Brasil
Direção: José Padilha
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha
ELENCO
Wagner Moura (Capitão Nascimento)
Caio Junqueira (Neto)
André Ramiro (André Matias)
Milhem Cortaz (Capitão Fábio)
Fernanda de Freitas (Roberta)
Fernanda Machado (Maria)
Maria Ribeiro (Rosane)
0 comentários