Parabéns, Gabo

11:02 AM

Está no site da Reuters:

García Márquez bate recorde de vendas na Colômbia

CARTAGENA, Colômbia (Reuters) - O escritor Gabriel García Márquez marcou um novo recorde na Colômbia com a venda de um exemplar por segundo de sua obra maior, o romance "Cem Anos de Solidão", informou na terça-feira um acadêmico que participa do IV Congresso Internacional da Língua Espanhola.

"Foi vendido um exemplar por segundo de 'Cem Anos de Solidão' na Colômbia", disse Oscar Acosta, diretor da Academia Hondurenha da Língua Espanhola, durante a segunda sessão que reúne acadêmicos e especialistas no idioma espanhol em Cartagena, cidade-balneário do Caribe colombiano.

Acosta revelou que, nas primeiras quatro horas depois de ter sido colocada à venda a edição comemorativa de "Cem Anos de Solidão", publicada com o apoio da Associação de Academias da Língua Espanhola, 14 mil exemplares do livro foram vendidos na Colômbia.

Especialistas do setor editorial que participaram do Congresso garantiram que não existem antecedentes de vendas tão grandes de uma obra literária na Colômbia.

A edição especial do livro mais importante de García Márquez teve tiragem de 1 milhão de exemplares, que foram postos à venda em livrarias da Espanha e América Latina.

A publicação especial faz parte das homenagens prestadas a García Márquez por seu 80º aniversário, o 40º aniversário da publicação de "Cem Anos de Solidão" e o 25º aniversário de sua conquista do Prêmio Nobel de Literatura.

Cada exemplar da edição comemorativa de "Cem Anos de Solidão" custa 10,5 dólares na Colômbia.

*****************

Não dava para esperar outra coisa, competando 80 anos de vida e 40 do sucesso "Cem anos de solidão" agora em 2007, o autor colhe frutos mais do que merecidos. Eu já estou com a mão coçando para começar a leitura - por incrível que pareça, nunca o li. Logo no início de 2006 fiz a compra de um exemplar em espanhol - não é da edição comemorativa, mas tudo bem - , no entanto vinha protelado um pouco, com outros livros que já estavam na lista de espera, só que agora sinto que está chegando a hora de entrar no mundo de García Márquez.

You Might Also Like

0 comentários