Planeta dos Macacos: O Confronto

9:21 PM

Planeta dos Macacos: O Confronto é um filme forte e tenso. Trata-se da sequência de Planeta dos Macacos: A Origem, filme que reintroduziu o universo dos símios dominantes ao cinema. Ambientado 10 anos depois do longa anterior, o filme acompanha César, líder da nação cada vez mais crescente de macacos geneticamente evoluídos, e um grupo de humanos sobreviventes da devastação virótica. Embora macacos e humanos tenham estabelecido uma trégua, ela não vai durar para sempre.

Mas se você estiver procurando assistir um filme de ação, por favor, não vá ver Planeta dos Macacos: O Confronto. As cenas de ação existem, mas o filme é muito mais do que isso. Sabe aquelas sacadas que chegam a incomodar? O filme é assim. Nos primeiros vinte minutos você não vê nenhum personagem humano, depois você não sabe por quem "torcer", final quem são os mocinhos e quem são os vilões? É Cesar quem nos dá verdadeiras lições de humanidade (“Macaco não mata macaco“), mas depois você percebe que realmente o mundo não se divide em bons e ruins. Somos seres plurais com uma gama vasta de sentimentos. No final, a constatação de que não importa qual a raça, a religião, o gênero, a nacionalidade: existem seres bons e ruins. E ai, o que você é?

Não vou mentir que o roteiro é previsível. Em várias cenas, já sabemos o que estar por vir, afinal, já conhecemos a história, seu início, seu fim, estamos tentando acompanhar o desenrolar. Isso não significa que seja decepcionante. As cenas são feitas com esmerro, a tecnologia utilizada, a fotografia, os filtros para dar um tom frio e depois quente ao filme. Tudo colabora para envolver o espectador nas mais de duas horas do longa.

Para quem puder, recomendo que assista o longa anterior de 2011 antes de ir ao cinema. Eu que tinha visto no cinema, pelo tempo transcorrido, fiquei um tempinho perdida tentando puxra pela memória para dar continuidade ao enredo.

Ficha Técnica

Direção: Matt Reeves
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver e Mark Bomback
Elenco: Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell, Kodi Smit-McPhee, Judy Greer




You Might Also Like

0 comentários