Outubro Rosa 2012

9:00 AM

Outubro está começando e esse é um mês muito especial para as mulheres de todo o mundo, pois é o mês da luta contra o câncer de mama. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa faz referência à cor do laço rosa lançado pela Fundação Susan G. Kromen for the Cure e distribuído em 1990 aos participantes de uma corrida de rua pela cura em Nova York.

Mas o movimento Outubro Rosa tal como conhecemos, surgiu apenas em 1997 nos Estados Unidos e a adesão só aumenta a cada ano em todo o mundo. Mais e mais entidades e instituições criam iniciativas para chamar a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce durante o mês de outubro.

Este ano, em Fortaleza, o Aeroporto Internacional Pinto Martins se vestiu de rosa. Ele ficará iluminado durante todo o mês com lâmpadas na cor rosa para lembrar a mulheres (e homens) da importância da luta contra essa doença que responde por mais de 20% dos casos de câncer em todo o mundo.

Se diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, o prognóstico é bom. E não é demais lembrar que agora é lei: mulheres acima de 40 anos tem o direito de fazer o exame de mamografia de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

You Might Also Like

0 comentários