Quem responde por essa barrigada?

8:56 PM

Esteve durante toda a semana em discussão nos fóruns de jornalismo a "barrigada" que deram os meios de comunicação com a notícia do suposto ataque de skinheads à brasileira na Suiça. Apontam as falhas na apuração da matéria, a diferença de tratamento da notícia em blogs e em portais de informação etc. Tudo do ponto de vista técnico.

Mas eu aqui, cá com meus botões, me pergunto: e a pobre dessa moça e de sua família, como ficam? Porque de vítima num primeiro momento, agora ela vista como vilã, ou no mínimo, desequilibrada, não apenas pela população brasileira, mas pela suiça também. Ela se converteu naquela que forjou um ataque e até mesmo uma gravidez.

Não discuto aqui se ela usou uma foto de ultrasom da internet ou não. Até porque ela mesma já admitiu ter mentido. Também não estou aqui para fazer o advogado do diabo. Apenas me tocou o fato dela ter transtorno bipolar. Isso porque eu já vivenciei muito de perto uma experiência com uma pessoa em plena crise de transtorno bipolar e posso afirmar o quanto é difícil superar a vergonha, a culpa pelos atos cometidos (apesar da pessoa não ter culpa, pois está doente). Agora, se é duro superar estando em um entorno pequeno, imagine essa moça, num entorno internacional.

Essa "barriga" pode cair no esquecimento dentro de alguns dias ou mesmo virar motivo de piada entre os jornalistas, mas sem dúvida será algo inesquecível e irreparével para essa jovem e sua família.

***************

Barriga: em jornalismo, quer dizer publicar um fato falso, mas sem intenção de enganar o leitor. Uma mancada, informação errada, uma autotraição.

You Might Also Like

1 comentários