expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, julho 03, 2008

Resenha XXVIII


O que seria mais importante? A história ou saber contá-la. Os dois são importantes, sem dúvida, apesar de que eu acredite que saber contar às vezes, é o que vale mais. Agora imagine quando as duas coisas (uma boa história e um bom narrador) se encontram. É o caso de Gabriel García Márquez. Jornalista por formação, escritor por vocação, esse colombiano encanta o mundo com sua narrativa fácil e envolvente.

Em “Crónica de una muerte anunciada”, o escritor não faz mistério: pelo título qualquer um já intui que haverá uma morte. Na primeira linha do livro, não resta mais a menor dúvida: os irmãos Vicário vão matar Santiago Nasar. Na verdade, já o mataram para vingar a desonra de sua irmã Ângela. A história termina justamente no momento em que Santiago morre.

García Márquez não faz mistério, não faz rodeios. Diz-nos o que vai acontecer e a partir daí, o leitor, pode descansar da intriga e dedicar-se inteiramente a leitura para descobrir como tudo aconteceu, conhecer cada personagem e refazer aquele dia em que Santiago Nasar é marcado para morrer.

Publicada pela primeira vez em 1981, a obra é considerada uma das obras mais realistas da bibliografia de García Marquez, pois é baseada de um fato acontecido na terra natal do escritor.

4 comentários:

Lúcia disse...

Olá moça! Este eu ainda não li... amo García Márquez, o clima em que ele envolve as personagens e os acontecimentos, a arte com que ele escreve, o humor com que ele tempera a deliciosa mistura das suas letras... simplesmente amo! Este livro já foi pra minha lista de "obras por ler"!
Beijos

Madalena Barranco disse...

Olá querida Emanuela, eu já estava com saudade de seu instrutivo blog!! Ah, eu também não li esse livro do García Marquez, contudo, lembrei-me do estilo de um livro que li recentemente: "Um assassino entre nós" da inglesa Ruth Rendell, onde ela também adota esse estilo de contar o final e deliciar o leitores com o desenrolar da história.

Beijos.

Clara disse...

Oi, tdo bom?
Adoro o García Marquez! Mas só o comecei a ler há pouco tempo e agora luto para comprar todos os livros dele. Por morar em Angola é complicado comprar livros dele ou de outros autores que eu goste muito.
Gostei do blog..
Abraços xxx

Emanuela Ribeiro disse...

E verdade Clara, que quando estava no Brasil tambem tinha muita dificuldade de encontrar os livros, por isso que estou aproveitando ao maximo minha estada na Espanha e tentando levar o basico nao apenas de Gacria Marquez, mas de varios outros otimos atores latino-americanos.

Um grande beijo e obrigada pela visita!

Posts Relacionados

Blog Widget by LinkWithin