Resenha XXV
6:18 AMComecei a leitura de “El niño con el pijama de rayas” no sábado, depois de ouvir várias opiniões favoráveis ao livro. Na verdade, não tinha idéia do que se tratava, mas aqui na Espanha, é um best-seller e diante das circunstancias, fiquei imaginando o que teria esse livro, porque suscita tanta emoção nas pessoas etc.
Na história, nosso protagonista tem que mudar-se com sua família para o campo de concentração de Auschwitz. O menino deixa para trás a vida tranqüila em Berlin, em uma casa estupenda, para viver junto a uma cerca do campo de concentração. Da janela de seu quarto, vê muitos homens e crianças com “pijamas listrados”. O que desperta sua curiosidade e o faz explorar o que há do outro lado da cerca, onde conhece um dos meninos com pijama de listras.
Apesar do enredo criativo, o autor não conseguiu me envolver na trama e emocionar-me como outros ao tratar do mesmo tema – “O Diário de Anne Frank” e “A menina que roubava livros”. O que poderia ser uma visão cândida, me parece mais ignorante, já que apesar da pouca idade, é praticamente impossível que o menino seguisse por toda a obra sem dar-se conta do que passava do outro lado do alambrado.
“Seu irmão se aproximou da janela e, enquanto contemplava aquelas centenas de pessoas que andavam e perambulavam distantes, reparou que todos os meninos pequenos, os meninos não tão pequenos, os pais, os avôs, os tios, os homens que viviam nas ruas e que pareciam não ter família, usavam um pijama cinza de listras e um gorro cinza de listras.
- Que curioso, murmurou e se afastou da janela.”
*******************
FICHA TÉCNICA
Título: El niño con el pijama de rayas
Autor: John Boyne
Editora: Salamandra
ISBN: 978-84-9838-079-8
Número de Páginas: 224
0 comentários