Resenha XXII

6:01 AM

Dizem que no amor e na guerra vale tudo. Os que defendem essa idéia, o fazem pensando nas tácticas, nas estratégias para alcançar seus objetivos sejam eles sentimentais ou políticos. No entanto, existem outras nuances que unem o amor e a guerra e são esses matizes que o escritor donostierra, Ramón Saizarbitoria, trata em seu livro "Amor y Guerra".

Com racionalidade e uma frieza até mesmo venenosa, o autor investiga o lado mais tenso das relações: quando o amor começa a se transformar em uma luta de trincheiras e os vínculos de um casal se aproximam perigosamente do desencanto bélico.

"Minha esposa se chamava Flora. Decidi matá-la no dia em que, levantando a camisola até a altura da cintura, sentou-se de cavalinho e beliscou os peitinhos com a evidente intenção de agradarme".

É assim que começa essa história. O autor não faz segredo do fato que está por vir, porque o interesante não é o feito em si, mas como o nosso personagem, um cinquentão vendedor de enciclopédias, chega a essa decisão. Tampouco pondera as palavras. Daí, a inquietude que o livro proporciona. É uma obra rotunda e irônica que nos mostra o lado mais ácido do escritor Ramón Saizarbitoria.

***************

FICHA TÉCNICA

Título: Amor y Guerra
Autor: Ramón Saizarbitoria
Editora: Espasa Narrativa
ISBN:84-239-7952-0
Ano da publicação: 1999
238 páginas

You Might Also Like

3 comentários