Pais e filhos

5:06 PM

Baba estava engordando o cachimbo, como dizia, e eu lhe pedi que me contasse aquela história sobre o inverno em que um bando de lobos desceu das montanhas de Herat, obrigando as pessoas a ficarem trancadas em casa por uma semana. Ele riscou o fósforo e disse, como quem não quer nada:

- Talvez você ganhe o campeonato este ano. O que acha?

Fiquei sem saber o que pensar. Ou o que dizer. Será que era o que eu estava imaginando? Será que ele estava simplesmente me dando uma indireta? Eu era bom empinando pipas. Na verdade, era muito bom. Umas poucas vezes estive bem perto de ganhar o campeonato de inverno – certa vez, fiquei entre os três finalistas. Mas chegar quase lá não era a mesma coisa que vencer, não é? Baba não tinha chegado quase lá. Ganhou porque os vencedores ganham e todos os demais vão embora para casa. Ele estava acostumado a vencer, vencer em tudo o que resolvesse fazer. Será que não tinha o direito de esperar o mesmo do próprio filho? Imagine só se eu ganhasse...

Trecho de “O caçador de pipas”, de Khaled Hosseini (págs 62-63)

You Might Also Like

0 comentários