Encontro

10:02 AM

Comecei a leitura de "Encontro em Samarra", de John O'hara. E posso dizer que de fato tive um "encontro" com o livro. Ele estava perdido numa cesta nas Lojas Americanas, custando apenas R$ 9,99. Isso mesmo: um dos clássicos da literatura norte-americana em promoção, perdido, depreciado pela maioria dos clientes ávidos por mercadorias de ocasião como biscoitos, chocolates e salgadinhos típicos daquele estabelecimento.

***********

A MORTE FALA:

Certa vez um mercador de Bagdá mandou seu servo comprar provisões nomercado. Pouco depois, o servo voltou, branco e trémulo, e disse: “Mestre, agoramesmo, quando estava no mercado, fui empurrado por uma mulher no meio damultidão e, ao me virar, vi que fora a Morte quem me empurrara. Ela me olhoue fez um gesto ameaçador. Agora me empreste o seu cavalo, vou cavalgar para bem longe desta cidade, a fim de evitar meu destino. Irei a Samarra: lá a Morte não meencontrará”. O mercador emprestou-lhe seu cavalo. O servo montou, enfiou asesporas nos flancos do animal e, tão rápido quanto este conseguia galopar, se foi. Então o mercador foi até o mercado, viu-me em pé no meio da multidão, veio atémim e disse:“Por que você fez um gesto ameaçador para o meu servo, quando o viupela manhã?” “Não era um gesto ameaçador”, respondi, “era só uma reacção desurpresa. Fiquei atónita de vê-lo em Bagdá, já que tenho um encontro marcadocom ele esta noite, em Samarra”.

W. Somerset Maugham

You Might Also Like

0 comentários