A Casa dos Espíritos
12:27 PMEncontrei uma resenha minha do livro "A Casa dos Espíritos" (Isabel Allende) no site Letras e Livros. Essa obra está entre as melhores que tive o prazer de ler. A autora uniu uma narrativa que em algumas ocasiões se assemelha à fantástica, com fatos históricos importantes do Chile. Sem dúvida, quando chegamos ao final do romance, desejamos que houvessem mais páginas para continuarmos mergulhados na saga da família Trueba.
*********
Como disse a própria Isabel Allende, não comparem o livro com o filme, pois são coisas diferentes. De fato, o livro é mais instigante e apaixonante. Daqueles que devoramos página por página, e quando chegamos ao fim, ficamos inconsoláveis, querendo que as páginas se multipliquem.
O romance "A Casa dos Espíritos", ambientado no Chile, narra a saga dos Trueba, com ênfase nas mulheres da família. O narrador, no entanto, oscila. Horas é Esteban Trueba, em outras, Clara em seus diários, alternando ainda com Alba, neta deles. Uma multiplicidade de narradores apropriada à narrativa fantástica.Na história, Esteban Trueba é um jovem ambicioso que se dispõe a trabalhar arduamente em uma mina por dois anos para poder casar-se com Rosa, moça de beleza estonteante. No entanto, ela morre subitamente após premunição de Clara, sua irmã. Em decorrência da tragédia, Estaban passa a viver só numa fazenda abandonada pela família. Lá, torna-se um latifundiário rico e poderoso.
Anos depois, em decorrência da morte de sua mãe, Esteban volta à cidade e casa-se com Clara. Ele retorna a fazenda com sua esposa e com a irmã dele, Férula. Entretanto, anos depois com ciúmes da amizade entre as duas, Esteban expulsa a irmã de casa.
Na fazenda, nasce o primeiro filho do casal: Blanca, que passa sua adolescência num internato para que não se envolva com Pedro, filho do capataz da fazenda. Mesmo assim, ao terminar seus estudos e retornar para viver com seus pais, a jovem torna-se amante de Pedro, então líder da rebelião dos empregados. O jovem é expulso da propriedade e Blanca, grávida, é obrigada a casar-se com um pretenso conde francês, mas ela foge do marido pouco depois do casamento, ao dar-se conta que ele tem casos com nativos. É em casa, junto à sua mãe Clara, que Blanca dá à luz à Alba, que seguirá o caminho dos pais na luta por justiça social, sendo presa e torturada durante a ditadura militar.
Esteban e Clara tiveram ainda dois gêmeos, Jaime e Nicolas. Diferentes entre si, os gêmeos espantavam por suas excentricidades. Ainda jovens, resolveram passar fome, Jaime, por solidariedade com os pobres, Nicolas, para purificar a alma.
Há, também, um filho bastardo de Esteban, que leva seu nome e desempenha ações importantes em vários momentos da narrativa.O livro traz, ainda, outros personagens como Barrabás, o cão que transforma-se em tapete; os pais de Clara, Severo e Nívea del Valle; o tio Marcos; a prostituta Trânsito; entre outros. São tantos universos dentro da obra, que nos traz a sensação de crianças dentro de um quarto repleto de brinquedos.
Como pano de fundo de todo esse entremeado de histórias, está a história do Chile, culminando com o golpe militar de 1973. Além da encantadora narrativa fantástica, o livro também seduz pela extrema lucidez histórica e social da autora.
0 comentários