Diario de Ferias - Barcelona

2:21 PM

** AVISO: O teclado do computador italiano naum possui acento. Por isso, peço a compreensao dos leitores para fazer um esforço na tentativa de entender os textos.

Hola a todos! Finalmente desembarquei no Velho Mundo depois de uma viagem bastante cansativa. A primeira parada foi Barcelona (Espanha). Pode parecer exagero, mas creio que naum existem palavras para definir a cidade. O clima, as pessoas, os artistas de rua, a arquitetura, a praia, a montanha, alem do bom sistema de transporte publico e das otimas indicaçoes para os turistas encantam qualquer um e fazem de Barcelona um pedaço do paraiso.

Foram dois dias bastante ensolarados conhecendo cada pedacinho da cidade e da cultura Catalan, a começar por Gaudi (1852-1926), seu expoente maximo. O arquiteto espanhol deixou seu estilo impregnado em cada via de Barcelona. Tudo remete a suas cores, mosaicos e pedras. De suas obras espalhadas por lah, conheci:

* Casa Batillo: um pequeno predio de apartamentos totalmente reconstruido entre 1904 e 1906.

* Parque Guell: um parque urbano numa parte elevada da cidade que nos permite ver Barcelona do alto. A construçao do parque durou 14 anos, de 1900 a 1914. Eh lah que se revela toda a criatividad de Gaudi. A praça suspensa por colunas tortas, delimitada por bancos sinuosos de cacos de azulejo daum um efeito visual de grande impacto, da mesma forma como surpreende o lagarto, também de cacos de azulejo, que recepciona o visitante logo na entrada. Tudo foi pensado nos inimos detalhes para encantar, proporcionar uma otima infra-estrutura a seus usuarios, sem agredir a natureza. Ao contrario, a arquitetura do parque a realça todo o tempo.

* Sagrada Familia: a Igreja nao estava terminada quando o arquiteto morreu. Ele deixou apenas pronta a fachada do nascimento. A da paixao foi terminada na decada de 1950 e atualmente, existem obras no intuito de terminar a outra fachada, a da gloria. A Igreja eh toda no estilo gotico e o visitante naum sabe para onde olhar primeiro, visto que sao tantos os detalhes. A Catedral possui 75 m de altura e 170 de largura.

Outro canto da cidade que eh parada obrigatorio dos visitantes eh o Bairro Gotico: um mergulho no prazer e no passado. De repente, virando uma esquina, o visitante se sente em plena Idade Média, caminhando em ruazinhas estreitas ladeadas de altos muros de pedra. Se ouvir uma flauta doce, não pense que de fato voltou no tempo: as esquinas e praças do barrio saum cheias de apresentaçoes musicais. Ficam no bairro, ainda, a prefeitura, a Catedral de Barcelona (que estah em reforma) a Plaza del Rey e predios de antigos carceres.

Destaque tambem para La Rambla, uma grande rua onde podemos comprar flores, passáros e muitos outras coisas. Pega o tempo de olhar os artistas que os divertirao. E um verdadeiro espetaculo! Sempre tem uma coisa nova a ver. E muito agradavel caminhar ao longo desta rua que é uma das mais animadas de Barcelona. Eh nela que fica situado o grande Teatre del Liceu e o imenso mercado La Boqueria. Entre La Rambla e o Paseo de Gracia fica La Plaça Catalunya, no centro da cidade.

No final de La Rambla, encontramos a orla de Barcelona que traz: o monumento a Colón, uma estatua de Colón, indicando a Italia. Ainda por lah: a Barceloneta, antigo bairro de pescadores que se converteu num bairro das praias de Barcelona, onde os turistas se grupam para aproveitar as praias e o Porto Olimpico de Barcelona, uma Marina de estilo Californiense misturado e influençado pelo estilo moderno da cidade. Foi construído para os Jogos Olimpicos de 1992, com um porto esportivo, varandas, restaurantes, discotecas e praias.

You Might Also Like

0 comentários