Se a oposição for isso...

11:24 AM

Eu queria escrever algo bem legal, pois estamos sem atualização há alguns dias e não posso deixar o blog cair no ostracismo. No entanto, com o pouco tempo que tenho tido não estou podendo. Assim, disponibilizo texto do "Conversa Afiada", de Paulo Henrique Amorim. Espero que gostem. Quem não vai gostar nadinha é a oposição...
****************
LULA ESTÁ FEITO, SE OPOSIÇÃO FOR ISSO

Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 234


. Se a oposição for o que Julio Redecker (PSDB-RS), ACM Neto (PFL-Bahia) e Ônyx Lorenzoni (PFL-RS) demonstraram ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o segundo mandato (sempre um perigo!) do Governo Lula vai ser um passeio.
. Mesmo que essa aliança com o PMDB – que, quando se montou no Governo FHC, parecia à mídia conservadora uma obra prima da “governabilidade” tucana – tenha brechas aqui e acolá – porque nem o PMDB confia no PMDB –, se a oposição se esgoelar em criar uma CPI atrás da outra, o resultado já se conhece: Lula ganha a opinião pública e faz o sucessor.
. Foi o que a oposição não aprendeu com a eleição de 2006 – e Geraldo Alckmin que o diga, quando apelou para o “precisamos restaurar a moralidade” udenista, típica dos tucanos de São Paulo. (*)
. Udenismo não ganha eleição, desde o Brigadeiro Eduardo Gomes.
. Udenismo dá golpe – e isso é outra história.
. A estratégia que a oposição demonstrou ontem foi um replay: a ação combinada da mídia conservadora (“o apagão aéreo”, “o caos aéreo”) com a ação parlamentar.
. Um alimenta o outro.
. E, no caso, some-se a inépcia do Governo – que ainda não enquadrou os controladores de vôos - à esperteza das companhias aéreas.
. E, como ficou demonstrado no primeiro mandato, CPI contra Lula é a ante-sala do impeachment.
. Se essa tabelinha mídia conservadora - oposição udenista continuar... Lula vai governar como quiser.
. A oposição não tem nada a declarar sobre a política econômica? Sobre a política energética? Vai faltar luz? (*2) De saúde? A oposição está feliz com o Banco Central? O que a oposição tem a declarar sobre o PAC (não vale repetir o que a Miriam Leitão diz – tem que ser uma coisa original...)? Por que a oposição não manda uma delegação oficial ao Ministério da Fazenda da Argentina para saber por que dar uma banana à política neo-liberal gera mais crescimento? A oposição já avaliou o papel da Força Nacional no Rio – foi uma boa idéia? A oposição não tem mais nenhuma lei a aprovar para dar mais segurança às pessoas? (Ontem, a dois quarteirões da minha casa, em São Paulo, assaltaram um banco às 11h da manhã e foi um tiroteio infernal, na rua mais movimentada do bairro). Por que a oposição não vira o partido da ordem e da segurança (com a bandeira “law and order”, Richard Nixon se elegeu presidente dos Estados Unidos, depois ser dado como morto)?
(*) Por falar em udenismo dos tucanos de São Paulo: e que tal essa ação do Ministério Público de São Paulo, que quer saber como o Governo Alckmin gastou R$ 77 milhões com fundações e órgãos estaduais, sem licitação. Isso não merece uma CPI das ONGs? Ou nos governos tucanos de São Paulo a Assembléia não gosta de CPIs? (clique aqui)
(*2) Usar a expressão “apagão” é um perigo. Tucano deveria evitá-la. O Conversa Afiada promete para breve umas contas sobre quanto custou ao bolso do brasileiro e ao PIB a mãe de todos os “apagões”: o “apagão” elétrico do Governo FHC...

You Might Also Like

0 comentários