14 décadas de leitura

9:53 AM


A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel completa 140 anos, mas não tem muito o que festejar. Por enquanto, existem apenas expectativas. O Secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, já divulgou seus planos de investimento maciço em projetos voltados a leitura.

Recentemente, o Governo falou em um programa de fortalecimento e modernização do sistema de bibliotecas públicas municipais, envolvendo a aquisição e distribuição, no interior e na capital, de 3,5 milhões de volumes nos próximos anos. De fato, é preciso uma política permanente de compra de novas obras, com algo como uma verba mensal para a essa aquisição. Resta esperamos para ver se o projeto sai do papel.

HISTÓRIA - Quando foi criada, há 140 anos, a Biblioteca Estadual dispunha de um acervo de 1.730 volumes - segundo relatório do bibliotecário José de Barcelos, primeiro diretor da casa. O livros ficavam na primeira sede, um prédio onde hoje se localiza os jardins do Theatro José de Alencar. A quantidade de obras disponíveis e o espaço para armazená-las foi motivo de reclamações pelos primeiros funcionários da casa e, até certo ponto, fazem eco nas atuais palavras da diretoria. Desde 1975, a biblioteca está no prédio de 2.272 metros que fica ao lado (e anexo) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Se o espaço é amplo, a quantidade de livros e a regularidade de sua aquisição não são os ideais para atender ao público mensal de 10 mil usuários que a instituição atende.

You Might Also Like

0 comentários