É Fantástico!

1:42 PM

A inclinação da Rede Globo em manipular as informações não é novidade, mas não é possível que após tantos anos, essa empresa televisiva ainda acredite que sua ação manipuladora pode passar despercebida ou que o telespectador é, como disse uma vez o jornlaista William Bonner, um Romer Simpson, ou seja, um ser sem capacidade reflexiva e/ou crítica.

Nesse domingo, o Fantástico fez uma matéria sobre o episódio de "descontrole" do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ao chamar um manifestante de "vagabundo". A matéria inicia-se da seguinte forma:

"Como explicar reações intempestivas, explosões como a do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esta semana? A ciência tenta a resposta, analisando o cérebro de uma pessoa que tem um ataque de fúria. "

Quer dizer que agora é a ciência que explica a falta de respeito do executivo com o cidadão? E se não bastasse a angulação distorcida da situação, a matéria ainda tenta comparar a reação do atual prefeito com a da ex-prefeita Marta Suplicy durante uma entrevista ao SPTV, quando ela dizia: "Vem ser prefeito pra ver". A declaração da petista estava tão fora do contexto que a reportagem não conseguiu maquiar o fato de que o que foi dito, a quem foi dito e como foi dito por Marta terem um sentido completamente oposto ao do atual prefeito, que desrespeitou todos os cidadãos de São Paulo, na figura daquele manifestante - que por sinal, votou nele na última eleição e tem todo o direito de cobrar uma posição da prefeitura em relação a péssima situação dos postos de saúde.

E a reportagem segue:

"É mais fácil perder o controle se algo está atrapalhando o dia-a-dia: falta de sono, uma noite mal dormida, a presença de uma dor. O cérebro reage a esses pequenos estímulos. 'Nós temos uma região do cérebro que é responsável pela agressividade. Isso vai se somando, de modo que essa região do cérebro fica hiperativa', explica João Augusto. Numa cidade como São Paulo, por exemplo, o trânsito costuma ser um dos motivos que desencadeiam essas reações inesperadas. Em qualquer esquina, a qualquer momento, o motorista da frente pode se tornar no maior inimigo para quem está no carro de trás."

Pronto! Agora o Fantástico descobriu o motivo do prefeito ter chamado o cidadão de vagabundo: a culpa é do trãnsito caótico da cidade.

É Fantástico mesmo! A cada dia que passa, Ali Kamel nos surpreende. Vamos ver quais outras desculpas ele dará aos atos insanos da elite brasileira nos próximos episódios.

Os que quisserem ver a farsa, é só clicar aqui.

You Might Also Like

0 comentários