Resenha XXIX
9:14 AMO seu lugar entre os melhores romances de língua inglesa é inquestionável. Considerado a primeira obra romântica moderna da literatura inglesa, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, contem todas as características de uma obra que agrada qualquer leitor em qualquer momento histórico.
A obra retrata a vida pacata em uma sociedade rural do século XIX; e conta sobre os iniciais desentendimentos e mais tarde mútua compreensão entre Elizabeth Bennet e Darcy. No entanto, apesar do belo romance entre os personagens, ele não é o tema principal do livro.
Na verdade, a história trata de como as idéias apressadas que construímos uns sobre os outros, acabam por destruir as relações humanas. Não foi por acaso que Austen deu a sua obra o título de Primeiras Impressões, mudado posteriormente para Orgulho e Preconceito, que de alguma forma se relaciona à maneira em que Elizabeth e Darcy se viram pela primeira vez.
Publicado pela primeira vez em 1813, o livro desde o seu lançamento teve uma grande aceitação, convertendo-o em um dos romances mais populares da autora. Resultado talvez de um argumento bem construído e dos diálogos ágeis que atacam os vícios clássicos da sociedade.
*************************
EXTRAS:
E-book (É necessário ter instalado o e-mule para descarregar)
Filme (Última adaptação da obra para o cinema)
0 comentários