Ainda falando sobre o "fim do formato tradicional dos livros", é interessante ver que algumas instituições estão buscando alternativas para conviver com a era digital. Afinal, cada formato tem públicos e espaços diferentes, e quem souber aproveitar as oportunidades que o outro dispõe só irá ganhar.
A Biblioteca Nacional Espanhola anunciou que firmará um acordo com Google para que o acervo da Biblioteca Digital Hispánica (BDH) possa ser consultada através de Google Books, ainda que seja apenas trechos de cada livro. Quem quiser ver o restante das obras terá que acessar o site da Biblioteca.
Ah, a BDH também possui um canal no Youtube. Vale a pena conferir.
mtos, principalmente as editoras, estão criticando a voracidade do google em digitalizar tudo oq exite no mundo e depois vender por demanda. alguns autores embarcaram nessa onda.
ResponderExcluireu, como leitor, e como pretenso autor, sou a favor, por 2 motivos principais:
1. dinheiro. o google books paga ao autor até 63% de direitos autorais. me diz q editora paga mais de 30%?
2. catálogo. o leitor, e o autor, só tem a ganhar com a disponibilização das obras q ainda tem direitos autorais, mas q por algum motivo as editoras ñ publicam. oras, se elas ñ tem interesse em publicar, q mal tem no google fazer isso? preju elas ñ tão tendo mesmo, até pq parece q nem lucro elas querem por deixar os livros sem leitores e vice-versa.
assim, como o google tá dando ñ um tiro, mas uma degola de misericórdia no monopólio das editoras, e fazendo graça pra autores e leitores, sou um dos q irão pagar pra ler, e q espera ser pago pra ser lido pelo google books.
ah, me baseei na matéria do jornal do brasil.
ResponderExcluirValeu pela dica da matéria do JB. Eu não tinha idéia de como o projeto Google Books é grande.
ResponderExcluir